Deficiência de magnésio e diabetes tipo 2

Insulin-for-Type-2-Diabetes-When-Why-and-How-722x406.jpg

A diabetes mellitus é uma doença muito associada à carência de magnésio. Uma das hipóteses é que a diabetes, por prejudicar o funcionamento renal, acabaria aumentando as perdas de vários minerais, dentre eles o magnésio.

Porém, muitas pessoas com diabetes possuem uma dieta pobre em vegetais e o baixo consumo seria uma outra causa da carência nutricional. A falta de magnésio também prejudica a sensibilidade à insulina (Chutia e Lyrah, 2015).

Pelo contrário, existem evidências de que a suplementação de magnésio possa melhorar o metabolismo da insulina e impedir a progressão do pré-diabetes para a diabetes (Hruby et al., 2014). Se você está com a glicose aumentada consulte um nutricionista para uma avaliação completa do seu estado nutricional e das melhores estratégias para seu caso.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/