Estresse oxidativo na síndrome de Down

A síndrome de Down (SD) é uma ocorrência genética causada pela existência de um cromossomo 21 extra (trissomia do 21). Está associada a maior risco de déficit cognitivo, hipotonia muscular, defeitos cardíacos, diabetes, obesidade, leucemia, autismo, doença de Alzheimer e distúrbios imunológicos como o hipotireoidismo e a doença celíaca.

Vários genes localizados no cromossomo 21 estão superexpressos na síndrome de Down. Alguns deles (NRIP1, APP, SUMO3, DYRK1A, DSCR1, SOD1, ETS-2, ITSN1, PREP1, BACH1) estão ligados à função das mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de energia (ATP). Disfunções nas mitocôndrias aumentam a produção de radicais livres e o estresse oxidativo. Muitos pesquisadores trabalham com a hipótese de que a correção da disfunção mitocondrial reduziria o risco de co-morbidades na SD. Suplementos como coenzima Q10, melatonina, EGCG, resveratrol vem sendo estudos na tentativa de normalização do metabolismo energético na trissomia do 21 (Izzo et al., 2018; Nitsch, 2018).

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/