De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número de casos da doença bate novos recordes a cada ano. Mais de 500 milhões de pessoas convivem com a doenças ao redor do mundo. O aumento da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) por baixa produção ou resistência ao hormônio insulina gera danos aos vasos, retina, rins, coração e cérebro. Os dados de 2021 mostram 1 morte a cada 5 segundos por causa da doença.
A glicemia em jejum precisar ficar abaixo de 99mg/dL, o índice HOMA-IR abaixo de 1,9 (melhor dos mundos abaixo de 1,2) e a hemoglobina glicada abaixo de 5,6%. Além disso, o controle dos níveis de insulina em jejum (insulinemia) também é fundamental.
NÍVEIS IDEAIS DE INSULINA
Para garantir maior longevidade os níveis sanguíneos de insulina não podem ultrapassar 10 mg/dl. Para pessoas com maior risco de diabetes e Alzheimer o nível ideal fica abaixo de 5 mg/dl.
COMO CONTROLAR GLICEMIA E NÍVEIS DE INSULINA?
Atividade física na maior parte dos dias da semana
Trocar suco e refrigerante por água e chás sem açúcar
Trocar farinha de trigo por farinha de grão de bico
Consumir frutas in natura de baixo índice glicêmico como cereja, grapefruit (toranja), ameixa, pera e maçã com casca, laranja, morango, pêssego, abacate - não abuse e, se for o caso, acrescente fibras como farelo de aveia e psyllium, que ajudam a controlar a velocidade de absorção de açúcar e a glicemia
Reduzir o carboidrato e aumente proteínas magras e gorduras saudáveis
Consumir o café e o chá sem açúcar (pode adicionar canela)
Durmir bem