Atualmente, não existe cura para a diabetes, mas a doença pode entrar em remissão. Isto significa que o corpo não mostrará nenhum sinal de diabetes, embora a doença ainda esteja tecnicamente presente. Os médicos não chegaram a um consenso final sobre o que exatamente constitui remissão, mas todos incluem níveis de hemoglobina glicada (A1C) abaixo de 6% como um fator significativo. Os níveis de A1C indicam os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa nos últimos três meses.
A remissão pode assumir diferentes formas:
Remissão parcial: quando uma pessoa mantém um nível de glicose no sangue menor do que o de uma pessoa com diabetes há pelo menos 1 ano sem precisar usar nenhum medicamento para diabetes.
Remissão completa: quando o nível de glicose no sangue retorna a níveis normais completamente fora da faixa de diabetes ou pré-diabetes e permanece lá por pelo menos 1 ano sem nenhum medicamento.
Remissão prolongada: quando a remissão completa dura pelo menos 5 anos. Mesmo que uma pessoa mantenha níveis normais de açúcar no sangue por 20 anos, um médico ainda consideraria a diabetes em remissão, em vez de curado.