Estratégias para quem vive cansado

O cansaço constante é uma das queixas mais frequentes nos consultórios de nutrição. Pode ser comum, mas não é normal. O cansaço crônico é sinal de que não estamos respeitando os limites do corpo, que precisa de relaxamento e sono de qualidade para lidar com tudo o que enfrenta durante o dia. 

O cansaço excessivo também pode ser sintoma de problemas de saúde como anemia, depressão, apneia do sono, fibromialgia, doenças cardíacas ou pulmonares, hipotireoidismo, diabetes ou câncer. Por isso, não deixe de fazer seus exames periódicos.

5 causas de fadiga crônica.jpg

VIDA MODERNA E FADIGA CRÔNICA

Entre as principais causas do cansaço extremo estão o excesso de atividades, a alimentação inadequada (que gera carências nutricionais), exposição a toxinas (álcool, cigarro ou outras drogas, agrotóxicos, poluição), mau funcionamento intestinal, estresse físico ou emocional. Isto tudo acaba exigindo muito das glândulas adrenais que começam a produzir muitos hormônios relacionados ao estresse como epinefrina e cortisol. 

Como resultado surgem questões como desmotivação, falta de energia, redução do desejo sexual, irritabilidade, ansiedade, apatia, perda da paciência e maior incidência de infecções. 

Para corrigir a bagunça é necessário (1) adotar uma dieta rica em vitamina C (laranja, limão, abacaxi, acerola, camu camu, tangerina), (2) evitar o consumo de café e outros estimulantes, especialmente no final da tarde, (3) dormir mais cedo, (4) restringir o uso de celular e computador após as 20h, procurar técnicas de relaxamento como yoga e meditação, socializar com amigos positivos, (5) consumir pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia, (6) para quem está com problemas intestinais probióticos poderão ser indicados, mas converse antes com seu nutricionista, (7) use óleos essenciais. Os mais indicados para fadiga são: Os óleos essenciais mais indicados para a fadiga são: hortelã-pimenta, melaleuca, sândalo, frankincense, lavanda, camomila romana, erva-cidreira, bergamota, limão. Aprenda mais sobre o uso dos óleos essenciais aqui.

Se você é vegano precisará também suplementar a vitamina B12. Saiba mais sobre este nutriente em meu vídeo:

Se você toma pouco sol avalie também seus níveis de vitamina D, um nutriente essencial para o sistema imune, para a prevenção de doenças e o controle do estresse. Por fim, não esqueça do ômega-3. A maioria dos brasileiros tem um consumo baixíssimo deste nutriente tão importante para coração, cérebro e sistema nervoso. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/