NUTRIÇÃO NO TDAH

CURSO: NUTRIÇÃO NO TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns na infância, afetando cerca de 7% das crianças e adolescentes. O diagnóstico de TDAH baseia-se principalmente nos critérios diagnósticos fornecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5).

De acordo com o DSM-5, são necessários pelo menos seis sintomas de desatenção, hiperatividade ou ambos, antes dos 12 anos de idade e em dois ou mais ambientes, para o diagnóstico de TDAH. Dados os resultados adversos deste transtorno na qualidade de vida e saúde, novas opções de tratamento devem ser estudadas. Este curso foca nas intervenções não farmacológicas para a remissão do TDAH.

Embora os mecanismos genéticos sejam muito importância, o aumento de diagnósticos nos últimos anos e o maior conhecimento científico sugerem que outros fatores estão envolvidos na etiologia. Faremos uma revisão de estudos que avaliam a relação entre genética, fatores ambientais e modificadores epigenéticos e de sinalização mesolímbica da neurotransmissores.

Padrões alimentares não saudáveis frequentemente estão associados a sintomas de TDAH. Conversaremos sobre alimentação, sua influência no microbioma intestinal, suplementos para equilíbrios de neurotramissores (como dopamina e norepinefrina), dietas para tratamento dos casos em que há disfunção mitocondrial, elevado estresse oxidativo ou hipometabolismo glicolítico cerebral.

APRENDA MAIS NO CURSO: NUTRIÇÃO NO TDAH