A cárie é uma doença destrutiva dos tecidos calcificados dos dentes. O aparecimento de cáries dentárias é influenciado por três fatores: aderência do alimento aos dentes, presença de bactérias que compõem a placa dental e produção ácida

Quando comemos açúcar ou alimentos ricos em carboidratos simples rapidamente as bactérias entram em ação. Convertem o açúcar em ácidos que começam a destruir os dentes. Por exemplo, se você consumir uva passa haverá produção de ácido, pois a fruta seca é rica em carboidrato. Se você consumir uva passa revestida de chocolate ao leite ou se consumir a uva passa dentro de um cereal matinal haverá ainda maior produção ácida pois a quantidade de carboidrato simples será muito maior.
Alimentos pegajosos ricos em açúcares como doces, balas, biscoitos, bolachas, bolos, batata frita e outros salgadinhos que ficam presos aos dentes são os mais perigosos. Outros alimentos ricos em carboidratos não são tão perigosos pois não costumam aderir-se aos dentes, como frutas frescas.
Além disso as frutas possuem fitoquímicos antiinflamatórios que parecem impedir a adesão de bactérias, evitando a formação de placas. O ideal para a saúde geral e também a da boca é consumir mais alimentos frescos, como maçãs e menor quantidade de alimentos processados e ultraprocessados.
