Estudo da Universidade de Georgia, nos EUA, demonstrou que a pectina, um tipo de fibra encontrado em frutas e hortaliças e utilizada na confecção de geléias e outros alimentos consegue eliminar as células cancerigenas da próstata em até 40%. O estudo publicado na edição de agosto da revista Glycobiology, demonstrou que a pectina inclusive conseguiu eliminar células que geralmente não respondem à terapia hormonal e por isto são de difícil tratamento com as medicações disponíveis no momento.
Em outros estudos, a pectina esteve relacionada com redução do colesterol e dos níveis de glicose no sangue além de reduzir a divisão celular prevenindo câncer de pulmão e tumores no cólon. O time de pesquisadores agora está envolvido na identificação da menor estrutura dentro da pectina capaz de induzir a morte celular de células cancerígenas afim de fabricar medicamentos e alimentos com mais benefícios à saúde.
Por outro lado, a pesquisadora Mohnen enfatizou em pesquisa que novos estudos são necessários para que possamos saber qual é a dosagem indicada de suplementos com pectina e que a melhor alternativa para a prevenção do câncer até o momento é o aumento do consumo de frutas e hortaliças, que são ricas em pectina. Além disso, as frutas e hortaliças contém outras fibras, antioxidantes e fitoquímicos que também auxiliam não só no combate mas também no tratamento do câncer.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE.
Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres: