Vitamina E e doenças cardiovasculares

Apesar de a vitamina E ser um potente antioxidante, muitos estudos não conseguiram demonstrar sua capacidade de prevenir ataques cardíacos. Porém, de acordo com pesquisadores da Vanderbilt University Medical Center pode ter havido uso de dosagens muito pequenas e ineficazes nos estudos anteriores.

Os achados publicados on line no Free Radical Biology and Medicine, sugerem que as dosagens de vitamina E capazes de um efeito antioxidante deveriam ser maiores do que as até então utilizadas. No estudo foram administradas 3200 unidades internacionais ao dia por 16 semanas. Esta quantidade é mais de 100 vezes a recomendação e cerca de 4 vezes maior do que as dosagens utilizadas anteriormente nos estudos. Com a quantidade acima a vitamina E conseguiu suprimir a oxidação lipídica em 50% dos pacientes.

Outro estudo utilizou 160mg a 240mg de tocotrienóis + 64 a 95 mg de tocoferol em pacientes cardíacos, por 18 meses. A suplementação atrasou o desenvolvimento de placas ateroscleróticas (Tomeo et al., 1995).

Cuidados na suplementação de vitamina E

Outros estudos já demonstraram que o uso de suplementos de vitamina E podem aumentar a frequência de doenças hemorrágicas em algumas pessoas. Um dos estudos mais famosos neste sentido foi publicado no New England Journal of Medicine com o nome Alpha-tocoferol, beta-carotene cancer prevention study group, no v. 330 de 1994. Doses seguras na cardiologia são de 100 a 400 UI/dia.

A suplementação crônica pode aumentar mortalidade por todas as causas (Miller, 2005). Por isso, o uso é por um período definido. Depois, apenas insira na dieta fontes naturais presentes em alimentos, como nozes, castanhas, amêndoas, germe de trigo e os óleos vegetais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/