Práticas integrativas e complementares no tratamento da Síndrome de Sjögren

Screen Shot 2019-08-26 at 9.02.13 AM.png

A Síndrome de Sjögren (A síndrome de Sjogren (pronuncia-se “xegren”) ​é uma doença crônica autoimune, que se manifesta por secura das mucosas, principalmente na boca e olhos, acompanhada frequentemente por outras manifestações de inflamação. Assim, outros sintomas podem aparecer como dores articulares, artrite, lesões cutâneas, envolvimento neurológico, pulmonar e renal. Para controle e prevenção da progressão, não há como escapar da dieta antiinflamatória!

Devido à presença da inflamação o reumatologista pode propor o uso de corticosteróides e imunossupressores. Contudo, estas terapêuticas isoladamente não são suficientes, sendo necessárias modificações de hábitos. Lembre que as doenças autoimunes desenvolvem-se ao longo dos anos por acúmulos de danos gerados pelo estresse, carências nutricionais, contato com toxinas, sedentarismo…

Por isso, adote a dieta antiinflamatória (reduzindo ou eliminando glúten, laticínios, açúcar, adoçantes, refrigerantes), controle a carga glicêmica das suas refeições (nada de açúcar, farinha, álcool), troque as gorduras saturadas e trans por gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas, nozes, sementes) e capriche nas ervas e condimentos. Para controlar a secura na boca e o aparecimento de cáries consuma chá de alecrim e de hortelã (2 a 3 vezes ao dia).

Para lubrificação de mucosas usar suplementação de ômega-7 obtido de anchova ou seaberry (opção vegana e possível manipular) ou óleo de avestruz para boa hidratação das mucosas.

Para a redução da inflamação recomendo em minhas consultorias a suplementação de ômega-3, extrato de cúrcuma, tintura de alecrim, óleo de krill e probióticos. A aromaterapia também pode ajudar bastante. Podem ser feitas inalações com misturas dos óleos alecrim, olíbano e hortelã. Aprenda também a gerir as emoções praticando yoga e meditando.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/