A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação da tireoide. Entre as causas estão questões genéticas, estresse, contato com xenobióticos, metais pesados e produtos bacterianos, que geram um desequilíbrio do sistema imunológico. O organismo afetado passa a produzir anticorpos contra as células da tireoide, impedindo o funcionamento adequado da glândula, o que leva à redução da síntese dos hormônios tireoidianos T4 e T3.
Para a melhoria do funcionamento intestinal o paciente deve adotar estratégias para modulação do estresse (como yoga e meditação), dieta antiinflamatória de baixo índice e carga glicêmica. Deve fazer um teste nutrigenético para descobrir as principais alergias e intolerâncias alimentares. Outro ponto importante é o reparo da integridade intestinal (uso de aloe vera, glutamina, colágeno, probióticos), corrigir carências (iodo, selênio, zinco, vitamina D, magnésio, vitamina K, ômega-3) e consumir algas que facilitem a destoxificação hepática.
Práticas integrativas e complementares também caem muito bem. Óleos essenciais como mirra e gerânio são interessantes para a tireóide, assim como o óleo de lavanda contribui para redução da ansiedade. Dou mais dicas no curso em que trato das doenças autoimunes:
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE