Dieta, funcionamento intestinal e esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença degenerativa, desmielinizante crônica, de natureza inflamatória e auto-imune, que afeta adultos jovens, especialmente mulheres. Observa-se nos pacientes afetados a inflamação do cérebro e medula espinhal com infiltração de linfócitos que geram danos na mielina e nos axônios. Disbiose intestinal e carência de vitaminas lipossolúveis, especialmente A, E e D podem estar envolvidos na gênese da inflamação.

A diferença entre a vitamina D e as drogas convencionais usadas no tratamento das doenças autoimunes é que ela é um imunorregulador e não um imunossupressor. Enquanto os medicamentos para doenças autoimunes deprimem o sistema imunológico como um todo, deixando o organismo suscetível a infecções, a vitamina D inibe a reação chamada “th17”, que é causada pelas doenças autoimunológicas.

Existem também outras causas para o aparecimento da doença como infecções virais, intoxicação por metais pesados, poluição ambiental, excesso de peso na infância e adolescência, sedentarismo e dieta rica em gordura animal e/ou açúcar. A distribuição geográfica da EM é mais comum em países ocidentais, menos expostos à luz solar (onde é maior carência a de vitamina D) e em pessoas com dieta rica em alimentos processados e ultraprocessados.

O funcionamento intestinal também deve ser observado. Quanto mais pobre a dieta estiver em fibras e em alimentos fermentados (kefir, kombucha, iogurte natural, coalhada, pickles), maior o risco de disbiose intestinal e inflamação crônica. Como intestino e cérebro comunicam-se quando o intestino inflama, o cérebro também sofre.

Os alimentos fornecem mais do que calorias. Contém substâncias capazes de ativar ou inibir receptores nucleares, fatores de transcrição ou enzimas, que, por sua vez, regulam a expressão de genes específicos e, assim, impulsionam reações metabólicas. Dietas pró-inflamatórias são, em geral, hipercalóricas, ricas em gordura saturada e açúcar, carboidratos refinados, alimentos fritos ou processados, sal e bebidas açucaradas. Costuma ter também muita proteína animal e pouca fibra, favorecendo o ganho de peso, a hiperinsulinemia, a inflamação, a disbiose intestinal e o aparecimento de doenças crônicas.

Revisão de 32 estudos mostrou que a diminuição de gordura saturada, açúcar, leite e glúten beneficia os pacientes. Por outro lado, a alimentação baseada em vegetais ou vegetariana tem efeito contrário se for adequada em termos de calorias e rica em alimentos in natura e minimamente processados (Beckett et al., 2019).

Trate também o intestino. A disbiose intestinal e a inflamação de baixo grau são gatilhos para a neuroinflamação. Mudanças na dieta aumentam lipopolissacarídeos bacterianso (LPS), a produção de substâncias inflamatórias (como IL-6, IL-1β e fator de necrose tumoral-α) e aumentam a permeabilidade da barreira intestinal. O rompimento da barreira intestinal permite a passagem de LPS, peptídeos, proteínas e bactérias para a circulação, quebra da barreira hematoencefálica, ativação da micróglia e astrócitos. Com isso, a inflamação perpetua-se, em todo o corpo, nos nervos, no cérebro.

Tratamento

Resumindo, o primeiro passo é aumentar o consumo de vegetais (frutas, verduras, leguminosas, castanhas, aveia, quinoa, cogumelos), por serem fontes de fibras, alimentando as bactérias boas. Estas podem ser obtidas de alimentos fermentados como kefir, kombucha, iogurte natural, pickles). A hidratação também é fundamental, tanto para a eliminação de toxinas, quanto para o bom funcionamento intestinal. Tome sol (20 minutos por dia) para aumentar a produção de vitamina D.

O segundo passo é reduzir o que inflama o intestino e o cérebro:

  • Ácidos graxos saturados, presentes predominantemente em alimentos de origem animal (manteiga, leite integral, queijo, carne, salsichas) - dieta cetogênica sempre com gorduras boas;

  • Ácidos graxos trans, presentes principalmente em alimentos processados e ultraprocessados (margarina, carnes processadas, salgadinhos, batatas fritas e outros alimentos fritos e tipo fast food) - interferem no metabolismo dos ácidos graxos insaturados;

  • Carne vermelha - rica em ferro e compostos nitrosos, que aumentam a inflamação,

  • Açúcar, cereais refinados, bebidas açucaradas - aumentam a secreção de insulina e a inflamação pós-prandial (que ocorre logo após a alimentação);

Dentre as substâncias antiinflamatórias que contribuem para o tratamento da EM estâo os ácidos graxos do tipo ômega-3 (peixes, linhaça, chia), vitaminas (A, D, PP, C, E, carotenóides), minerais (selênio, zinco, magnésio), compostos tiólicos (ácido lipóico, N-acetil-cisteína), polifenóis - flavonóides (quercetina, catequinas…) e não flavonóides (resveratrol, curcumina, hidroxitirosol…) - probióticos e prebióticos. Nossa saúde e a de pacientes com EM depende de escolhas alimentares adequadas e de suplementação bem ajustada às fases da vida (Riccio e Rossano, 2017).

Na esclerose múltipla outros suplementos podem ajudar como metilfolato e metilcobalamina, coenzima Q10 (80mg/dia), gingko biloba (100 a 300mg/dia). A aromaterapia com óleo de olíbano, junípero, lavanda e gengibre também são coadjuvantes no tratamento. Fora isso, aprender a desestressar e a gerir as emoções também é fundamental. Faça yoga e meditação. A prática lhe beneficiará por toda a vida!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/