A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar articulações em todo o corpo, causando dor, inchaço, fadiga e deformidades.
O primeiro passo é controlar o índice glicêmico da dieta. Esqueça farinhas brancas, doces, açúcar. Remova os alimentos inflamatórios (gorduras trans e saturadas, glúten, laticínios). Adote um cardápio antiinflamatório.
Adote uma dieta baseada em plantas, rica em polifenóis. Consuma mais açafrão, gengibre, chá verde, chá de moringa ou de folha de amora, canela, romã. Em relação aos suplementos, indico em minhas consultorias, probióticos (para desinflamar o intestino), creatina, colágeno, glutamina, que juntos vão melhorar o funcionamento articular.
Para desinflamar: ômega-3, atividade física moderada, banhos de sol, gorduras boas. Neste vídeo discuto mais como a nutrição e o yoga podem ajudar. Estudo publicado em 2018 mostrou que a massagem com óleo de copaíba contribuíram para a redução das dores e para a melhoria da motilidade nas mãos (Bahr et al., 2018). A rotina ayurvédica também ajuda demais: jante cedo (até 20h) e tenha uma rotina para ir para a cama até 22h (sem o celular).