Você tem células cancerígenas neste exato momento em seu corpo!

Neste exato momento uma grande quantidade de células em seu corpo estão sendo divididas, seu DNA está sendo copiado, letra por letra. Qualquer erro na cópia de uma das 3 bilhões de letras do seu genoma pode gerar uma mutação. Aprenda mais no vídeo de hoje:

A estratégia mais importante em termos alimentares é a manutenção de um bom consumo de frutas, verduras, legumes (400 a 800g/dia, dependendo do peso, sexo, idade, metabolismo, nível de atividade física). Para a prevenção do câncer precisamos diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e aumentar o consumo de alimentos in natura. Se possível, opte pelos alimentos orgânicos, já que pesticidas aumentam o risco de câncer, principalmente hematológicos (como leucemia) e também câncer do sistema respiratório. Até o leite materno pode possuir resíduos de pesticidas. A água também fica contaminada pelos agrotóxicos. Coitadinhos dos bebês!

Consumo de gordura e câncer ( Carta et al., 2017 )

Consumo de gordura e câncer (Carta et al., 2017)

Alimentos ultraprocessados costumam ter uma quantidade elevada de ácido palmítico e este aumenta o risco de câncer (Kwan et al., 2014; Binker-Cosen et al., 2017). O ácido palmítico é uma gordura com 16 carbonos. É encontrado naturalmente no óleo de palma, na manteiga, nos queijos, no leite, na carne. O consumo em pequenas quantidades é tolerável. O problema é que a indústria usa o óleo de palma, que é baratíssimo, em grande escala.

O ácido palmítico, principalmente na forma de palmitato está presente em muitos alimentos processados, como leite desnatado e produtos prontos, incluindo bolos, bolachas, donuts, creme de avelãs e cacau, manteiga de amendoim, pipoca de microondas, batata frita, sopas prontas, sorvetes, molhos para salada, macarrão instantâneo, alimentos congelados e chocolate. O consumo excessivo destes alimentos também aumenta o risco de obesidade e diabetes, que por sua vez aumentam o risco de vários tipos de câncer.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/