Estratégias para prevenção do câncer de mama

O câncer ou cancro de mama está entre os mais comuns entre as mulheres. Existem as causas que não podemos controlar e aquelas que podemos controlar.

Fatores que não controlamos (como a genética)

Fatores genéticos e epigenéticos ligados ao câncer de mama (Bhattacharya et al., 2021)

  • Sexo: o câncer de mama pode manifestar-se em homens, mas é extremamente mais comum em mulheres;

  • Idade: conforme a mulher envelhece, o risco aumenta;

  • Hereditariedade: a influência é entre os 5 e os 10%;

  • Produção hormonal: mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos ou menopausas mais tardias (após os 55 anos) têm maior predisposição ao câncer de mama, devido à exposição mais prolongada aos hormônios sexuais femininos;

  • Etnia: mulheres brancas têm maior predisposição ao câncer de mama.

Fatores que controlamos (a epigenética)

  • Álcool: um copo de vinho ou uma cerveja pontualmente não afeta negativamente a saúde, mas um consumo exagerado de álcool, aumenta o risco de câncer de mama;

  • Excesso de peso: mulheres obesas (IMC > 30 kg/m2) têm risco aumentado;

  • Pílula anticoncepcional: também aumenta o risco, não sendo um método recomendado quando existe predisposição familiar;

  • Tabagismo: o tabaco aumenta as chances de vários tipos de câncer.

  • Deficiências nutricionais: vários nutrientes são importantes para redução do estresse oxidativo, da inflamação, para processos de destoxificação e proteção do DNA.

O que fazer para prevenir?

Adote um estilo de vida saudável. Alimente-se bem, durma bem, pratique atividade física, adote estratégias para o combate ao estresse.

Uma dieta antiinflamatória, rica em frutas, verduras, sementes, ervas, condimentos ajuda muito as células a se repararem. Existem estudos, por exemplo, com o chá verde, mostrando que a bebida ou seu extrato, rico em EGCG (epigalocatequina galato) contribui para a redução da densidade mamária e para o risco de câncer de mama (Hamed Samavat).

Alimentos de origem vegetal são ricos em fitoquímicos, substâncias super protetoras contra o câncer de mama. Quanto mais colorido seu prato melhor!

Fatores genéticos e epigenéticos ligados ao câncer de mama (Bhattacharya et al., 2021)

A curcumina do açafrão, por exemplo, possui muitas atividades farmacológicas protetoras (anticancerígenas, anti-inflamatórias, antioxidantes, etc.) sem efeitos colaterais nos níveis de ingestão dietética. Use pelo menos uma colherzinha de chá todos os dias, na comida ou nos chás e shots.

Faça o autoexame

Aprenda a controlar os níveis de estresse

Quando estamos menos ansiosos, comemos menos besteiras, tomamos decisões mais acertadas, ficamos menos inflamados. Tudo isso é fundamental para uma boa saúde. Quem precisa parar de fumar também precisa lidar melhor com o estresse. Uma das estratégias é a respiração consciente. Ensino aqui uma das minhas técnicas favoritas: a respiração quadrada.

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/