Nozes e o tratamento do câncer

shutterstock_766156480.jpg

As nozes são oleaginosas populares, sendo consumidas principalmente cruas ou torradas. São ricas em nutrientes e compostos bioativos protetores como ácido gálico, ácido clorogênico e ácido elágico. O consumo de nozes aumenta a saciedade (por isso ajuda a emagrecer), controla o LDL, o colesterol “ruim” (Rock et al., 2017) e ainda reduz o risco de câncer de mama e cólon. Também melhora a sobrevida, pois reduz o crescimento de tumores (Nagel et al., 2012; Heuvel et al., 2012).

Cientistas da Ewha Womans University, da Universidade Nacional de Seul e da Universidade de Sungkyunkwan, na Coréia do Sul, estudaram a capacidade do extrato de noz em exterminar células-tronco cancerígenas. No laboratório, eles isolaram células-tronco de câncer de cólon de um paciente e as expuseram ao extrato de noz. Após dois dias de exposição, o número de células-tronco cancerosas tratadas com extrato caiu 34%. Por seis dias, houve uma surpreendente supressão de 86% do crescimento de células-tronco cancerígenas! O efeito potente das nozes nas células-tronco do câncer pode ajudar a explicar os resultados do estudo de 826 pacientes com câncer de cólon em estágio 3 que tiveram uma chance 57% menor de morte e uma probabilidade 42% menor de recorrência do câncer associada à ingestão de nozes (Lee et al., 2016).

Este achado intrigante ainda precisará ser melhor estudado. Porém este dado está em acordo com o que outros estudos têm mostrado sobre os benefícios das oleaginosas. As nozes, outras sementes e castanhas são super fáceis de transportar e matam a fome direitinho. Vai curtir o feriado de carnaval. Que tal colocar algumas sementes e castanhas em um guardanapo e levar com você?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/