Medo de que o câncer volte? Aprenda a lidar com os ataques de ansiedade

O tratamento do câncer não é nada fácil, nem fisicamente, nem emocionalmente. Após um tratamento bem sucedido o câncer entre em remissão. Mesmo assim, não há como os médicos saberem que todas as células cancerígenas desaparecerem do corpo. Por isso, o paciente continua em acompanhamento por pelo menos 5 anos. Quando todos os exames estão normais e não aparecem novos sinais e sintomas o paciente é considerado em remissão.

Mas e se o câncer voltar?

fear-recurrence-blog.jpg

O medo de que o câncer voltará é natural. Mas não deixe o medo tomar conta, pois ele também afeta sua qualidade de vida. Este medo costuma ser maior no primeiro ano após o tratamento e vai diminuindo com o passar do tempo. Para a ansiedade diminuir você precisará:

  • Reconhecer suas emoções. Não esconda ou ignore seus sentimentos. Converse com pessoas de confiança. Pode ser um familiar, um amigo, um grupo de apoio, um psicólogo ou psiquiatra (se estiver deprimido). Você também pode escrever o que está sentindo. Colocar seus medos em palavras te ajudará a controlar a ansiedade.

  • Mantenha seu médico informado. Você não precisa passar por tudo sozinho. Conversando descobrirá se seus medos fazem sentido. A maioria dos cânceres tem um padrão previsível de recorrência. Um profissional de saúde que conheça seu histórico o manterá informado sobre as chances de o câncer retornar.

  • Distraia-se. Pensar constantemente sobre o assunto não ajudará. Saia para passear, vá ao cinema, caminhe no parque, cante, dance, faça yoga, passe tempo com amigos divertidos, medite, pinte, leia um livro, assista a filmes divertidos.

  • Faça escolhas saudáveis. Alimentos nutritivos, descanso e atividade física fazem parte do seu tratamento. Limite a ingestão de álcool e fuja do cigarro.

  • Desacelere. Reduza os estímulos, tire o celular do quarto, durma mais cedo, passe tempo ao ar livre.

  • Controle a ansiedade com a técnica 5-4-3-2-1:

Lembre que o gerenciamento da ansiedade pode ser complexo na vigência de uma doença crônica. A psicoterapia pode ajudar muito pois falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento de medicações. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência. Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos aos tratamentos tradicionais. Cuide-se!

CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/