A melhor dieta para a prevenção e combate ao câncer

Paleo, Keto, vegano, com alto teor de gordura, com baixo teor de gordura... Como se alimentar para prevenir e tratar o câncer? Existem muitas informações conflitantes na internet mas todas as pesquisas mostram que é fundamental que a dieta seja baseada em plantas. E existem algumas razões para isso. Para mantermos o corpo saudável precisamos:

  1. Reduzir a inflamação, com uma dieta rica em fitoquímicos

  2. Melhorar a imunidade e o metabolismo geral

  3. Combater radicais livres, fornecendo ao corpo quantidades ótimas de antioxidantes

  4. Controlar a glicemia, reduzindo o consumo de açúcares, alimentos refinados e ultraprocessados

  5. Melhorar a circulação e o processo de destoxificação para eliminação de toxinas

Podemos adotar uma dieta e estilo de vida que promova a longevidade. Para quem já está fazendo quimio ou radioterapia a alimentação adequada melhora a qualidade de vida, reduz a fadiga, náuseas, diarreia, perda de massa magra.

Câncer na visão do Ayurveda

O Ayurveda é a ciência médica mais antiga do mundo, tendo se originado na Índia há cerca de 5.000 anos. Ajuda a pessoa sadia a manter a saúde e a pessoa doente a recuperá-la. Sua teoria baseia-se na existência de cinco elementos (ar, espaço, água, terra e fogo) que dão as características de todas as coisas existentes do universo, inclusive no corpo humano. A quantidade de elementos que cada individuo possui no corpo caracteriza um biotipo energético ou perfil biológico chamado dosha. Desequilíbrios dos doshas geram doenças físicas e mentais. Aprenda mais sobre este tema no curso online.

Nos tumores malignos, todos os três doshas encontram-se desequilibrados, gerando dano tecidual, crise metabólica, e proliferação celular exagerada. Várias formulações a base de plantas são sugeridas no Ayurveda e na fitoterapia para a prevenção e tratamento do câncer. Estas infusões atuam em várias vias bioquímicas e influenciam diferentes sistemas (Kashid, 2017).

Os nomes científicos das principais ervas utilizadas no Ayurveda, de forma isolada ou combinada, em relação ao câncer são: Andrographis paniculata, Annona atemoya, Phyllanthus niruri, Piper longum, Podophyllum hexandrum, Tinospora cordifolia, Semecarpus anacardium, Vitis vinifera, Baliospermum montanum, Madhuca indica, Pandanus odoratissimum, Pterospermum acerifolium, Raphanus sativus, Barleria prionitis, Prosopis cineraria, Amorphopallus campanulatus, Oxoxylum indicum, Basella rubra, Flacourtia romantchi, Moringa oleifera, Ficus bengalensis, Curcuma domestica, Allium sativum, Calotropis gigantean, Datura metel, Hygrophila spinosa, Juniperus indica, Moringa oleifera, Nigella sativa, Picrorrhiza kurroa, Rubia cordifolia. Clique nos links acima se tiver interesse em ler os estudos científicos acerca do uso de fitoterápicos na prevenção e tratamento do câncer.

Cada uma destas plantas contém vários princípios ativos que frequentemente operam sinergicamente, produzindo benefícios terapêuticos e diminuindo os riscos de efeitos adversos durante o tratamento do câncer. Várias destas plantas estão sendo investigadas em relação à eficácia, a partir de estudos clínicos aleatorizados (Jain, Kosta, & Tiwari, 2010). Além do uso de plantas o Ayurveda recomenda um conjunto de modificações de estilo de vida para que o corpo possa curar-se.

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags