Hiperglicemia aumenta o risco de Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares

Pessoas com diabetes tipo 2 correm maior risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, doenças renais, depressão, declínio cognitivo e morte prematura. Quanto mais altos estão os níveis de açúcares no sangue maior o risco de complicações. E o mais interessante é que o uso de medicação não diminui o risco de mortalidade neste grupo de pacientes.

O hormônio insulina também não diminui os riscos, já que aumenta o risco de certos tipos de câncer, obesidade e aterosclerose, além de acelerar o envelhecimento. A terapia insulínica pode promover inflamação no revestimento das artérias, o que ajuda a explicar os resultados dos estudos. Por isso, mudanças de estilo de vida são fundamentais! Não podemos depender de medicamentos. Temos que nos responsabilizar de verdade por nossa saúde.

Atividade física, descanso, combate ao estresse, redução no consumo de carboidratos simples e aumento no consumo de frutas, verduras e ervas são as estratégias mais importantes. Estudos mostram a eficácia de compostos do Ginkgo biloba, das uvas, do chá verde e do cacau, do açafrão e de outras plantas na redução da inflamação e de consequências indesejadas do diabetes, incluindo o declínio cognitivo (Cicero, Fogacci & Banach, 2018).

A curcumina do açafrão é um polifenóis mais estudados. Regula vias associadas ao sistema imune, às defesas antioxidantes, ao metabolismo de lipídios e carboidratos. Tem um papel importante na prevenção do câncer em vários órgãos (Panda et al., 2017). Tente utilizar meia colher de chá de açafrão diariamente em sua comida. Para melhor absorção da curcumina adicione também pimenta, alho, cebola e azeite de oliva ao prato.

51446913_2321060791471279_6739432058319273984_n.jpg
Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/