Estilo de vida para uma próstata saudável

A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutivo masculino. Repousa abaixo da bexiga e à frente do reto. Contribui para a produção do sêmen, que transporta espermatozóides dos testículos quando um homem ejacula.

6361324_x720.jpg

À medida que um homem envelhece, sua próstata pode aumentar de tamanho, passando do tamanho de uma noz para o tamanho de um limão. Aos 60 anos a próstata pode estar do tamanho de um grande limão siciliano.

Por envolver parte da uretra, a próstata aumentada pode apertá-la, causando problemas para a passagem da urina.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

1568058472882.jpg

Este aumento da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna. O tamanho da próstata ao final da vida depende em grande parte da genética e da idade da pessoa. Afetam também ainda o tamanho da próstata a presença de inflamação, alterações hormonais, síndrome metabólica e carências nutricionais.

Oito em cada dez homens acabam desenvolvendo uma próstata aumentada. Cerca de 90% dos homens com mais de 85 anos terão hiperplasia benígna da próstata e aproxmadamente 30% dos homens acharão seus sintomas incômodos.

Os sintomas de uma próstata aumentada podem incluir:

  • Problemas para urinar.

  • Ter que urinar frequentemente, particularmente à noite.

  • Sentir que a bexiga não está vazia depois de urinar.

  • Sentir uma vontade súbita de urinar.

  • Ter que se esforçar para urinar.

Homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Este precisa estar abaixo de 4 ng. Valores mais altos aumentam o risco de câncer de próstata e podem exigir uma biópsia para descartá-lo.

Como cuidar da próstata?

1 - Alimentação saudável - a abesidade abdominal, o alto consumo de calorias e o contato com substâncias estranhas pode aumentar a secreção de insulina, IGF e estrógenos, que parecem estimular a próstata, aumentando seu tamanho. Uma dieta antiinflamatória, de baixo índice glicêmico, rica em zinco, magnésio e vitamina D e níveis adequados de atividade física parecem ser fatores protetores contra a hiperplasia da próstata. (Das & Buschholz, 2019).

A prática de jejum também pode ser muito interessante para desinflamar o corpo e a próstata, inclusive reduzindo o risco de câncer (Antunes et al., 2018).

2 - Medicina tradicional da Índia - segundo a Ayurveda, um dos principais fatores para a próstata não saudável são as toxinas e impurezas (ama). Tais toxinas são criadas quando a digestão é fraca e a comida não é digerida completamente. O próprio envelhecimento pode criar algum enfraquecimento da digestão, mas a maior parte da ama é criada por maus hábitos alimentares e de estilo de vida. Por isso, dê preferência a alimentos frescos, preferencialmente orgânicos, de fácil digestão, faça refeições em horários regulares, não coma demais, evite alimentos ultraprocessados e álcool. Use condimentos como açafrão, pimenta, grãos como quinoa, vegetais cozidos (como brócolis e couve-flor). Faça massagens diárias com óleo, especialmente no abdome. Não fume e durma bem. Suplementos ayurvédicos que favorecem a saúde da próstata incluem Kanchanara, Guggulu, Trikatu, Ashwagandha, Punarnava e Gokshura.

3 - Yoga - Praticar certas posturas de yoga melhora a saúde da próstata, como sarvangásana, garudásana, shirshásana e simhásana. Exercícios respiratórios como kapalabhati. Para aprender mais sobre o tema clique aqui. Em pacientes com câncer e fazendo tratamento a prática de yoga ajuda ainda a reduzir a fadiga, a dor, além de melhorar o funcionamento do trato urinário (Ben-Josef et al., 2017).

4 - Boas doses de vitamina D:

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/