Envelhecimento e Ayurveda

Quantos anos seu corpo pensa que você tem? Talvez você tenha 50 anos e a energia de alguém de 30. Ou talvez tenha 20 mas sinta-se como alguém de 40. Embora o envelhecimento seja uma ocorrência natural da vida, pesquisas recentes mostram que algumas pessoas mantém-se jovens por muito mais tempo do que outras. Uma das razões é o tamanho dos telômeros.

download (1).jpeg

O que são telômeros?

Telômeros são os pequenos revestimentos de proteção nas extremidades de cada fio de DNA. Estes revestimentos de proteção são sequências de genes que repetem-se. Quanto mais jovem a pessoa for, mais longa é esta sequência.

À medida que envelhecemos, os telômeros ficam menores e tornam-se mais irregulares. Mas há muito o que podemos fazer para frear este processo. Bons hábitos podem manter o comprimento dos telômeros por mais tempo, prevenindo-se a degradação do material genético e a incidência de doenças como câncer, diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson.

Como proteger os telômeros?

Quando maior o tamanho dos telômeros, maior a capacidade do corpo para combater doenças. Alimente-se de forma adequada, de acordo com seu Dosha. Para o Ayurveda, a milenar ciência indiana, nascemos com uma constituição, que pode sofrer desequilíbrios dependendo do que comemos, de nossos níveis de estresse, da qualidade do sono e de nossas interações com o ambiente. Para descobrir qual é o seu dosha e os principais desequilíbrios do seu corpo, sugiro este curso.

Os princípios ayurvédicos sugerem que uma pessoa coma a comida certa para sua própria constituição doshica, a fim de equilibrar corpo e mente. Como benefícios extras estão o alcance do peso ideal, maiores níveis de energia, prevenção de doenças e aumento do tamanho dos telômeros. Mesmo sem estudar Ayurveda um princípio é básico: consuma menos alimentos ultraprocessados. Priorize em sua alimentação alimentos frescos, produzidos próximos a sua casa, que são mais ricos em nutrientes, importantes para a redução de radicais livres e proteção dos telômeros.

Inclua também mais ervas e condimentos antiinflamatórios em sua dieta, como açafrão e gengibre. O açafrão é rico em curcumina, fitoquímico que combate a dor e previne doenças como o mal de Alzheimer. O gengibre é também um potente antiinflamatório, muito utilizado no tratamento de náuseas. Aprenda mais no curso online “A essência do Ayurveda”.

Outra técnica para reconexão com a natureza envolve aprender a respirar bem. Neste sentido, o Ayurveda indica a prática de Yoga. Associado aos pránáyámas (técnicas respiratórias) a prática de Yoga também te motivará a meditar diariamente. Estudos de Harvard mostram que a meditação mantém o hipocampo saudável. O hipocampo é uma parte do cérebro fundamental para o aprendizado, para a regulação das emoções e para a memória. Em 2010, pesquisadores de Harvard mostraram que meditar por 8 semanas aumenta a espessura do hipocampo (Hölzer et al., 2012). Quer envelhecer menos e a ainda ficar mais inteligente? Medite! Pesquisas também mostraram que a meditação também protege os telômeros (Carlson et al., 2014; Hoge et al., 2013).

Comece também a passar mais tempo em contato com a natureza, andando descalso no sol e respirando de forma lenta e profunda. No Ayurveda, a prática de andar descalço ou sentar-se diretamente no chão, é conhecida como "Aterramento". A transferência da energia da terra para o corpo contribui para seu equilíbrio. O contato com a natureza e a respiração adequadas acalmam o sistema nervoso, reduzindo a produção de cortisol e outros hormônios associados ao estresse. Estes hormônios, em excesso, contribuem para a diminuição do tamanho dos telômeros. Neste sentido, dormir bem também é fundamental. Deixe o celular na sala e vá para a cama mais cedo. Seu corpo começará a pensar que é mais jovem do que verdadeiramente é. E há até uma forma de comprovar isso com testes como o TeloYears.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags