O que é nutrição de precisão?

Podemos definir nutrição de precisão ou nutrição preditiva aquela que utiliza informações sobre as características de um indivíduo, incluindo marcadores ômicos, para tornar as recomendações mais personalizadas. Quanto mais informações possuímos mais podemos contribuir com estratégias eficazes para a prevenção e tratamento de doenças.

Para um atendimento de precisão, é essencial termos biomarcadores adequados. Os biomarcadores podem ser classificados em quatro tipos. Alguns são usados na nutrição, outros são usados na medicina de precisão:

  1. Biomarcadores diagnósticos - usados para determinar um distúrbio de saúde específico. Por exemplo, o aumento do antígeno prostático específico (PSA) é um indicativo de alteração na próstata e pode ser usado como um biomarcador para problemas nesta glândula. Para melhor análise podem ser usados biomarcadores histológicos, como a biópsia da próstata para análise do tecido.

  2. Biomarcadores prognósticos - ajudam a traçar o curso provável da doença. Vários marcadores podem ser utilizados como a análise das enzimas lactato desidrogenase e fosfatase alcalina, a razão neutrófilos-linfócitos, o número de células tumorais circulantes, avaliação do DNA livre circulante (dfDNA) dentre outros exames (todos os citados são feitos por coleta de sangue).

  3. Biomarcadores preditivos - indicam a resposta provável a um determinado medicamento ou dieta. No caso do câncer de próstata existem marcadores como níveis de hemoglobina, testosterona, receptor de androgênio 7 nas células tumorais (gera resistência a medicamentos como enzalutamida e abiraterona) etc.

  4. Biomarcadores de predisposição - indicam o risco de desenvolver uma doença. Por exemplo alterações de genes como BRCA1, BRCA2 e HOXB13 possuem mais dificuldade de suprimir tumores e precisam de um estilo de vida mais saudável para protegerem-se contra vários tipos de câncer.

nutrição de precisão.jpg

A medicina de precisão, principalmente aquela que trabalha com qualidade de vida, prevenção de doenças e envelhecimento saudável e bem sucedido utiliza-se muito de biomarcadores genéticos de predisposição. Estes nos ajudam a entender que tipo de ajuda o organismo precisa para funcionar bem e para a redução do risco de doenças (inclusive vários tipos de câncer).

A genética é uma loteria e algumas pessoas herdam genes maravilhosos enquanto outras precisam de um estilo de vida muito mais saudável para compensar alterações que aumentam o risco de doenças. Em minha consultoria trabalho com exames nutrigenéticos que possibilitam o entendimento de como o organismo responde à diferentes componentes da dieta. Dependendo da sua herança você pode beneficiar-se mais ou menos de dietas como a mediterrânea, cetogênica, vegetariana dentre outras. Pode também beneficiar-se mais ou menos de suplementos. Existem hoje exames nutrigenéticos muito completos que avaliam mais de 4.000 polimorfismos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/