Nutrição e câncer

A associação entre genética e fatores ambientais é responsável pela maior parte dos tipos de câncer.

A alimentação faz parte das escolhas diárias que interferem na forma como as células comportam-se. Estudos mostram que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais é protetora contra diferentes tipos de cânceres. Brócolis, couve flor, couve de bruxelas, couve manteiga, repolho, nabo, rabanete, agrião, alho e cenoura são especialmente protetores, assim como o açafrão e o azeite de oliva.

Não coma demais

Uma estratégia importante para mantermos nossas células saudáveis é não sobrecarregá-las. Pesquisas mostram inclusive que a prática de jejum ajuda a aumentar a capacidade das células se repararem. O jejum também pode aumentar a resistência à quimioterapia, ajudando a manter o corpo todo saudável. Durante o jejum os níveis de glicose, insulina, IGF1 diminuem, levando à ativação de enzimas, como hemoxigenase 1 (HO1), superóxido dismutase ( SOD) e catalase com atividades antioxidantes e efeitos protetores. Claro, se você está em tratamento contra o câncer converse com seu oncologista e com o nutricionista que te acompanha. Não há benefício também em desnutrir-se, esta não é a ideia. Por isso, respeite-se, cuide-se e viva cada dia de uma vez, aproveitando as belezas que a vida nos mostra e compartilhando o amor das pessoas especiais ao seu redor.

Prevenção da caquexia do câncer

Um dos aspectos associados à caquexia é a inflamação, com aumento de TNF-alfa, IL-1 e IL-6 que favorecem a proteólise muscular. O ômega-3 inibe a via do NFkB, reduzindo a cascata inflamatória e reduz a degradação muscular. Uma suplementação de 2g de ômega-3 ao dia é recomendada (Malta; Estadella; & Gonçalves, 2019).

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags