Yoga melhora qualidade do sono em pacientes com câncer

Estudos científicos indicam que as pessoas que lidam com o câncer têm um risco significativamente maior de distúrbios do sono do que o restante da população. Em pacientes com câncer, a qualidade do sono pode piorar devido à dor física ou desconforto no tratamento, efeitos colaterais de medicamentos ou da quimioterapia, bem como devido ao medo, aumento do estresse ou ansiedade. A falta de sono contribui para a fadiga, aumenta o risco de depressão, desregula a produção hormonal e piora o sistema imunológico. E o pior: padrões de sono interrompidos que se desenvolvem durante o tratamento do câncer podem persistir por muito tempo após o término do tratamento.

Embora o uso a curto prazo de medicamentos para dormir possa ser útil, é essencial identificar estratégias para melhorar o sono que não dependem do uso prolongado de medicamentos, uma vez que estes geram dependência e efeitos colaterais. Pesquisadores observaram que um mês de aula de yoga já melhora significativamente a qualidade do sono (Subedi, 2014). Neste vídeo você encontra uma técnica respiratória simples, para praticar diariamente em casa.

Outras técnicas do yoga são ensinadas no curso de formação de instrutores. A duração é de 12 meses. Os benefícios são para toda a vida.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,