Por que usar suplemento de B9 antes de engravidar?

O folato é uma vitamina que existe na natureza. O ácido fólico é um substituto sintético dessa vitamina; sendo usado na maioria dos suplementos e nos alimentos fortificados. O folato é essencial e sua deficiência pode ser causada por dieta inadequada, por fatores genéticos ou pela interação de fatores genéticos e ambientais. As mulheres que sofrem de anemia falciforme e aquelas que vivem em áreas onde a malária é endêmica têm maior necessidade de folato. Nesses locais, a anemia é um importante problema de saúde durante a gestação.

Não existem estudos no Brasil mas em Portugal apenas 41,4% das mulheres grávidas diz ter tomado o suplemento antes de engravidar. A suplementação com ácido fólico, ácido folínico ou metilfolato antes da gestação reduz a chance de o bebê nascer com defeitos do tubo neural (coluna e cérebro). Muitas mulheres só descobrem que estão grávidas após o segundo mês. Porém, a formação do tubo neural completa-se na 7a semana de vida do feto.

Durante a gravidez, as mulheres também precisam ingerir mais folato porque precisam produzir mais sangue e dar conta das necessidades do bebê em formação. Uma dieta pobre em folatos pode levar ao surgimento de anemia na gestante, o que pode aumentar os riscos do bebê nascer muito pequeno, anêmico ou antes de estar completamente formado.

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/