Como avaliar e suplementar vitamina B9?

O folato é uma vitamina do complexo B (B9), com características hidrossolúveis. Sua ativação é dependente de reações bioquímicas de redução e metilação, catalisadas (aceleradas) pela enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR). Existem muitas fontes de vitamina B9 na dieta como levedo de cerveja, vegetais folhosos (espinafre, aspargos, repolho, brócolis), ovos, feijões, gérmen de trigo. Contudo, embora esteja amplamente distribuído nos alimentos a deficiência é comum. No vídeo abaixo explico como avaliar esta vitamina:

A maior parte do folato disponível para absorção sofre redução e metilação dentro da célula intestinal. Portanto, o folato que chega a circulação já está na forma principal de 5-metil-tetrahidrofolato (5-metil-THF). Isto acontece em proporção menor se houverem polimorfismos (variações genéticas), como o do gene MTHFR. Além disso, MTHFR precisa de vitamina B2 e vitamina C para funcionar bem.

Desde a década de 1980, ficou óbvio que defeitos no tubo neural estavam associados com a baixa ingestão de folato e que a melhora na oferta durante a gestação teria papel protetor. Isto porque o folato participa da síntese de DNA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/