Limpeza natural da casa para uma gestação saudável

Vivemos em um mundo cheio de poluentes. Os níveis de toxinas no ar, na comida, nos cosméticos, no colchão em que dormimos, na água que bebemos, nos produtos de limpeza e até em nosso intestino podem estar mais altos do que um bebê suportaria. Estas toxinas podem prejudicar o bebê em formação. Podem gerar mudanças epigenéticas que podem aumentar o risco de autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre tantas outras questões de saúde.

Se quer engravidar reduza o contato com poluentes.

O formaldeído é um gás incolor e inflamável com um odor forte (fede!). É um conhecido agente cancerígeno encontrado na fabricação de produtos de madeira e uma variedade de produtos domésticos (como cola, esmalte de unha, tintas e muito mais). Proteja sua casa descartando produtos que contenham esse conhecido ingrediente desagradável, mantendo a umidade baixa e arejando sua casa para aumentar a ventilação.

O benzeno é derivado do carvão e do petróleo e pode ser encontrado em plásticos, detergentes, fumaça de tabaco e tintas, para citar alguns. É considerado um composto orgânico volátil (evapora) e está intimamente relacionado à leucemia. Evite a fumaça do cigarro e limite o seu tempo na bomba de gasolina e perto da fumaça do escapamento do carro para reduzir sua exposição.

Cloro alvejante é encontrado em muitos produtos de limpeza doméstica (água sanitária, produtos de limpeza para banheiro, azuleijos etc). Pode causar irritação nos olhos, garganta e pulmão e, se misturado com amônia, cria gases venenosos. O ar fresco é a sua melhor proteção contra este.

Os ftalatos são compostos encontrados em tudo, desde recipientes de plástico para alimentos até xampus. Acondicione alimentos em recipientes de vidro e observe os ingredientes em seus produtos de beleza. Se houver algo com ftalatos no nome, encontre uma alternativa mais saudável!

Como criar uma casa não tóxica

1 - Filtre a água da torneira. Garrafa de barro é uma boa opção.

2 - Abandone o hábito da água mineral. As embalagens plásticas são ruins para o meio ambiente e para sua saúde. Se for sair leve sua água filtrada. Pode usar uma garrafa de aço inoxidável ou alumínio.

3 - Prefira alimentos orgânicos. Muitas frutas e vegetais estão carregados de pesticidas e produtos químicos nos dias de hoje.

4 - Escolha produtos de limpeza e higiene sem fragrância. Ou faça os seus em casa usando óleos essenciais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags