Sistema imune começa a ser treinado na barriga da mãe

O treinamento do seu sistema imunológico começou quando você estava na barriga da sua mãe. Cientistas estudaram 31 amostras intestinais de humanos em três fases diferentes de desenvolvimento: o estágio fetal, a infância e a infância posterior. Para sua surpresa, eles encontraram subprodutos bacterianos em todas as amostras, sugerindo que os componentes microbianos podem estar presentes antes da entrega.

Nas amostras fetais, eles detectaram vários metabólitos alimentares, incluindo vitaminas B1 e B5, que provavelmente vêm das vitaminas pré-natais da mãe. Essa transferência do microbioma materno para apoiar o feto em crescimento teria um importante valor evolutivo.

A exposição a subprodutos bacterianos prepara seu sistema imunológico para ser educado sobre ‘bactérias boas’ ou bactérias benéficas”. Mais tarde, quando os bebês são expostos a essas bactérias, eles não reagem com uma tempestade de inflamação.

E se a mãe estiver fornecendo as bactérias necessárias para aumentar a imunidade do bebê, ela acrescentou, também pode haver uma oportunidade de construir seu microbioma para conferir melhor imunidade ao bebê em crescimento (Li et al., 2020).

Quer engravidar? Comece a se preparar. Marque aqui sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags