Saúde mental x bem-estar mental - cuidados desde a gestação

Bem-estar mental e saúde mental são dois conceitos relacionados, mas independentes. Saúde mental refere-se a sinais e sintomas específicos que causam sofrimento emocional significativo e persistente, que por sua vez afeta nossa capacidade de funcionar, processar informações e tomar decisões. A presença de tais sinais e sintomas indica problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, psicose, transtornos alimentares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a saúde mental como um componente integral e essencial da saúde de forma mais ampla, definindo-a como:

“Um estado de bem-estar em que um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade”.

Envolvida nessa noção de saúde mental, então, está a noção de bem-estar mental. Bem-estar mental refere-se a nosso senso de identidade e nossa capacidade de viver nossas vidas o mais próximo possível da maneira que queremos; um florescente bem-estar mental está associado a atingir nosso potencial, desenvolver relacionamentos fortes e fazer coisas que consideramos importantes e valiosas. Se você experimenta um baixo bem-estar mental por um longo período de tempo, é mais provável que desenvolva um problema de saúde mental.

Se você já tem um problema de saúde mental, é mais provável que tenha períodos de baixo bem-estar mental do que alguém que não tenha. Mas isso não significa que você não terá períodos de bem-estar. Em relação às crianças este bem-estar depende de uma atenção integral.

O cuidado com a saúde e bem-estar mental começam na gestação. No Brasil, a política nacional de atenção integral à saúde da criança foi instituída em 2015. Reúne um conjunto de ações e estratégias em busca do desenvolvimento integral desta criança, no plano físico, mental e emocional. Por isso, além da atenção à saúde que inicia-se na gestação, além de estratégias de estímulo ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a política também foca na prevenção de acidentes, na promoção de uma cultura de paz e redução dos casos de violência, nos cuidados dos mais vulneráveis e das crianças com necessidades especiais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags