Quer engravidar? Um nutricionista pode individualizar sua dieta com base em seu perfil genético

Muitas mulheres estão tentando engravidar após os 35 anos, fase em que o número de óvulos já diminuiu consideravelmente. Se você pensa em adiar sua gravidez para mais tarde cuide bem do seu estilo de vida para manter sua reserva ovariana. Má alimentação, sedentarismo, tabagismo, alto consumo de álcool, contato com poluentes ambientais e estresse psicológico dificultam a gravidez.

Ao contrário, uma dieta rica em frutas e verduras tende a atrasar a menopausa e a manter a reserva ovariana por mais tempo. Por exemplo, alimentos alaranjados, como laranja, mamão, tangerina, pêssego, são fontes de beta criptoxantina, composto bioativo fundamental para a saúde dos ovários.

Uma dieta antiinflamatória também ajuda muito. O ideal é reduzir alimentos de origem animal ricos em gordura saturada e aumentar o consumo de proteínas vegetais (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, tofu, quinoa, cogumelos). Um nutricionista também pode ajustar a dieta e incluir nela nutrientes antiinflamatórios como coenzima Q10 e ômega-3.

Gerar uma vida parece simples mas na verdade é um processo muito complexo, não só a fecundação mas também tudo o que acontece depois. As células vão se dividir, o processo de angiogênese é acelerado, há formação de altas quantidades de DNA, RNA, células como neurônios… E pra tudo isso são necessários nutrientes como vitamina B9, vitamina B12, ferro… Necessidades nutricionais insatisfeitas na gestação e depois, na infância, aumentam muito o risco de doenças durante a vida toda (Paes, & Carrera, 2009). Durante períodos específicos (por exemplo, pré-concepção, fertilização de ovócitos, gestação e os primeiros anos de vida), tecidos e órgãos são particularmente sensíveis a vários insultos ambientais e a fatores de estilo de vida que condicionam o organismo e moldam a suscetibilidade a doenças mais tarde na vida.

Os cuidados devem então começar antes da mulher engravidar, com cuidados de saúde que incluem alimentação saudável e atividade física. Exames nutrigenéticos nos ajudam a entender o metabolismo e necessidades específicas de nutrientes.

gestante.jpg

Variações genéticas a analisar antes de engravidar:

  • Risco de ganho de peso excessivo na gestação: GNB3 rs5433

  • Diabetes gestacional: MTNR1B rs10830963 | IL6 rs1800795 | TCF7L2 rs7903146 (outros genes associados à diabetes gestacional são descritos em Franzago et al., 2019).

  • Hipertensão gravídica: ECA rs4343 | CYP11B2 rs1799998

  • Má formação fetal e risco de infecções urinárias: metabolismo do ácido fólico MTHFR rs181133 e outros genes do ciclo do 1 carbono (Awazu & Hida, 2020).

Precisamos avaliar também se há disfunção mitocondrial pois são as mitocôndrias as responsáveis pela produção energética, a qual será fundamental para todos os processos que ocorrerão para formação e manutenção de tecidos. Vai engravidar? Agende uma consulta:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/