Cuidados na gestação para proteção do cérebro do recém nascido

A matriz germinativa é uma área do cérebro responsável pela proliferação neuronal e de precursores das células da glia. Os vasos que irrigam a matriz germinativa têm apenas uma camada de células e são muito frágeis, por isso estão mais sujeitos a lesões decorrentes de alterações no fluxo sanguíneo.

A hemorragia intraventricular é o sangramento da matriz germinativa subependimária. Quanto menor é o peso ao nascer maior o risco de hemorragia intraventricular na área. A matriz germinativa fornece no 3o trimestre gestacional os gliobastos que farão a sustentação cerebral por astrócitos e oligodendrócitos.

Os oligodendrócitos são os precursores da bainha mielina, responsável direta pela atividade de cognição. As principais causas de baixo peso ao nascer são:

hemorragiadaprematuridade.jpg
  • Prematuridade

  • Dieta inadequada e desnutrição da mãe

  • Infecções urinárias na gestação

  • Eclâmpsia

  • Problemas na placenta

  • Anemia grave

  • Deformidades no útero

  • Trombofilia

  • tabagismo na gestação

  • consumo de bebidas alcoólicas na gestação

Por isso, toda mulher deve ter acompanhamento pré-natal e nutricional adequado. Infecções maternas devem ser rapidamente tratadas. Em caso de risco, a prevenção do parto prematuro pode ser feita com uso de medicamentos tocolíticos, que reduzem contrações uterinas. O sulfato de magnésio (diminui apoptose celular, reduzindo a destruição cerebral) e corticóides (ação antiinflamatória, reduzindo o risco da hemorragia e paralisia cerebral) também podem ser utilizados no período antenatal.

Ao nascer, o prematuro possui imaturidade sistêmica, dificuldade de circulação e desconforto respiratório, que aumentam o risco de hemorragia cerebral. Se estiver doente e inflamado este risco aumenta ainda mais. Outros fatores de risco são hipotermia precoce, pneumotórax, flutuação da pressão sanguínea, hipotensão com rápida correção, coagulopatias. O parto deve ser acompanhado por equipe competente e feito em hospital com UTI neonatal para que os cuidados sejam rápidos, o que evita infarto hemorrágico periventricular ou hidrocefalias pós hemorrágicas, questões responsáveis por óbito, paralisia cerebral ou agravamento de lesões da substância branca do cérebro.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags