O antioxidante essencial para o tratamento do estresse oxidativo

Este suplemento previne envelhecimento, é indicado para mulheres na menopausa, pessoas em uso de estatinas (medicação para redução do colesterol), para melhoria da cognição e aumento da energia cerebral e para aqueles que desejam engravidar (melhora qualidade de embriões). Quem adivinha quem é? A coenzima Q10!

Se vocé tem 20 anos ou menos produz muita coenzima Q10. Se não está sentindo-se ótimo e cheio de energia há algo bastante errado. A partir dessa fase a quantidade de Q10 em vários órgãos comeca a cair e aos 40 está baixíssima, especialmente no coração. Aos 60 e aos 80 nem se fala.

Precisamos de cerca de 500 mg ao dia de Q10. Apenas 5mg são obtidos pela dieta a partir de alimentos como salmão e espinafre. Dependendo de sua faixa etária, o restante deverá vir da suplementação. Quanto mais velho, menos produzirá e mais precisará para sentir-se bem. Para alguns, 100mg ao dia já é suficiente para repor o que vai caindo com a idade. A partir dos 40 anos muitos precisam de pelo menos 2 tomadas diárias de 100mg de ubiquinona para atingir ótimas concentrações plasmaticas (menos se for de ubiquinol, a forma ativa da molecula).

Claro, coenzima Q10 não trabalha sozinha, mas junto com magnésio, PQQ, carnitina...

Dificuldade para engravidar? Não deixe faltar coenzima Q10

Por suas incríveis propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 protege os oócitos envelhecidos do alto nível de estresse oxidativo e de danos no DNA, facilitando a gravidez. Quando a qualidade do oócito é melhorada, e evita-se a apoptose das células reprodutivas. Os óvulos possuem uma quantidade gigante de mitocôndrias e níveis adequados de Q10 melhoram a produção energética nesta organela. Em mulheres com insuficiência ovariana prematura (por inflamação ou envelhecimento), a suplementação de Coenzima Q10 ajuda na:

  • Redução do FSH;

  • Captação de um maior número de oócitos nos tratamentos de fertilização;

  • Redução do estresse oxidativo;

  • Elevação das taxas de fertilização;

  • Diminuição do número de embriões aneuplóides;

  • Aumento das taxas de nascidos vivos.

Engravidou? Pare de tomar a coenzima Q10 e, se precisar, retome apenas após a 21a semana gestacional.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/