CONSEQUÊNCIAS DA DIABETES GESTACIONAL

A diabetes mellitus gestacional (DMG) é a condição metabólica mais comum durante a gravidez e pode resultar em complicações de curto e longo prazo para a mãe e os filhos. A complexidade dos resultados da desregulação dos níveis de açúcar no sangue é influenciada pela suscetibilidade genética, interações nutriente-gene e estilo de vida.

Toda mulher precisa preparar-se para engravidar e fazer o pré-natal direitinho. Um dos motivos é que esta desregulação glicêmica altera os níveis de metilação do DNA, modifica histonas e a expressão de microRNAs. Com isso a criança herda alterações que contribuem para futura obesidade e doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Às alterações epigenéticas unem-se outros fatores de vida, como dieta desequilibrada, sedentarismo, tabagismo, alto consumo de álcool, poluentes ambientais, estresse psicológico e assim por diante. Revisão publicada por Franzano e colaboradores (2019) explica bem o tema.

O acompanhamento nutricional é importante. Um outro aspecto relacionado à diabetes gestacional é a desregulação do gene SIRT-1. Este gene é regulado epigeneticamente pela metilação do DNA mediada por radicais livres. As enzima sirtuínas, codificadas pelo gene SIRT-1, agem cuidando do corpo, para que ele seja mais longevo. Por exemplo, o SIRT-1 atua como protetor contra doenças cardiovasculares e outras desordens crônicas. Para modular SIRT-1 a gestante precisa manter a glicemia sobre controle e reduzir a inflamação. Alimentos ricos em resveratrol (ou suplementos deste composto presente em frutas roxas, amendoim, casca da jaboticaba, mirtilos e até no cacau.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/