Gestantes com B12 baixa têm bebês que choram mais

A vitamina B12 faz parte de um conjunto de compostos denominados genericamente de cobalaminas, substâncias solúveis em água e sintetizada exclusivamente por microorganismos. É encontrada em alimentos de origem animal, que adquirem a B12 indiretamente pelo contato com bactérias (principalmente aquelas presente nos intestinos). Portanto, pessoas que não consomem nenhum alimento de origem animal precisam avaliar e suplementar este nutriente. Neste vídeo falo sobre como fazer isso:

Gestantes com B12 <200pg/ml tem bebês que choram mais, mais irritados, com ciclo circadiano imaturo, mais cólicas (Goedhart et al., 2011). Mulheres veganas precisam ter ainda mais cuidado:

Quanta B12 suplementar?

Pacientes com B12 baixa ou homocisteína alta ou ácido metilmalônico baixo precisam suplementar B12. Mas quanto? Pois é, idade, sexo, funcionamento de estômago, intestino, condição fisiológica ou patológica e polimorfismos genéticos vão influenciar nas recomendações. Não existe uma dose única para todos. Nutrição é uma ciência.

Se você tem disbiose, redução de HCl, se toma antiácido ou fez uma cirurgia de estômago, terá mais dificuldade de absorver B12. O próprio envelhecimento dificulta a absorção de algumas vitaminas e minerais. Com isso, aumenta a fadiga, o cansaço, a memória se deteriora e sintomas de depressão podem surgir. Mas calma, não precisa correr para tomar injeção de citoneurin (até porque dói pra caramba). Uma ótima opção é a vitamina B12 sublingual.

Precisa de ajuda? Marque aqui sua consultoria online

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/