O QUE ACONTECE QUANDO GESTANTES E SEUS FILHOS CONSOMEM AÇÚCAR?

INGREDIENTES DOS BISCOITOS TIPO MAIZENA E BISCOITO MARIA, VENDIDOS COMO OPÇÃO SAUDÁVEL PARA BEBÊS:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (trigo branco), açúcar, gordura vegetal hidrogenada, açúcar invertido, amido, soro de leite, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e piro fosfato ácido de sódio, emulsificante lecitina de soja, aromatizante (não informa qual) e “melhorador” de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten. Aromatizado artificialmente.

Ou seja, esse biscoito é basicamente uma mistura de farinha de trigo com açúcar, gordura de péssima qualidade, com conservantes e outros aditivos. Qual é a implicação disso para o cérebro da criança?

Todos nós gostamos do sabor doce, viemos programados para isso. Contudo, o excesso de açúcares não é saudável. Comida natural, simples, feita em casa, com cereais (arroz, aveia, quinoa), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), vegetais e frutas variadas devem ser a maior parte da alimentação de gestantes e crianças.

Na hora do lanche, o biscoito maria e o biscoito de polvilho podem ser substituídos por alternativas caseiras como cookies de banana com aveia ou opções industrializadas mais saudáveis, como o biscoito de polvilho (busque marcas que não utilizem gordura hidrogenada, açúcares e montes de aditivos).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/