Programa gestação saudável

A dieta da gestante influencia muito a saúde do feto e posteriormente da criança e do adulto. Uma dieta balanceada na gestação influencia na absorção e transporte de nutrientes, bem como no crescimento e desenvolvimento fetal. Frutas, verduras, sementes castanhas contribuem para uma microbioma intestinal mais diversa e que influencia positivamente o estado de saúde mental das mulheres grávidas. Já a dieta ruim pode alterar a programação genética, contribuir para neuroinflamação, endotoxicidade do microbioma intestinal, que por sua vez causa resultados adversos no desenvolvimento neurológico como maior risco de autismo (TEA), TDAH, deficiência intelectual e esquizofrenia.

Assim, o ideal é que a gestação seja programada. Pai e mãe devem se preparar por pelo menos 6 meses para engravidar. Idealmente 12 meses antes para dar tempo de termos pronto o exame genético e reorientação do estilo de vida a partir dele, após o aconselhamento nutrigenético.

Otimização de vida dos pais leva a uma otimização da gestação e da saude da criança.

A alimentação saudável é fundamental assim como o uso de suplementos antes, durante e após a gestação (amamentação)

Suplementos para uma gestação saudável

A suplementação na gravidez varia para cada mulher e deve ser prescrita e avaliada durante a consulta, a partir da anamnese, resultado de exames, sinais e sintomas. Mas, de forma geral, a mulher deverá utilizar vitamina D, metilfolato, ômega-3, probióticos e um suplemento multivitamínico específico para esta fase da vida. Muitas mulheres também beneficiam-se do uso da melatonina.

Consultas: https://andreiatorres.com/consultoria

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags