O que acontece quando a mulher fuma durante a gestação?

Cigarro e gravidez não combinam. Os cigarros contêm produtos químicos perigosos, incluindo nicotina, monóxido de carbono e alcatrão. Fumar aumenta significativamente o risco de complicações na gravidez, algumas das quais podem ser fatais para a mãe ou o bebê.

Se você fuma e deseja engravidar, abandonar o hábito deve ser uma prioridade. Mesmo no primeiro trimestre, o tabagismo afeta a saúde do feto. O fumo passivo é igualmente perigoso para o feto. Por isso, o casal deve parar de fumar antes de engravidar.

https://www.instagram.com/penciledcelebrities/

Riscos associados ao fumo e ao fumo passivo na gravidez:

1) Abortos - a perda inesperada de uma gravidez é um acontecimento trágico em qualquer fase. Os abortos espontâneos geralmente ocorrem nos primeiros três meses de gravidez. Em raras ocasiões, podem ocorrer após 20 semanas de gestação. Isso é chamado de natimorto. Fumar aumenta a probabilidade tanto de aborto espontâneo precoce quanto des natimorto. Os produtos químicos perigosos nos cigarros costumam ser os culpados.

2) Problemas na placenta - a placenta fornece oxigênio e nutrientes ao bebê. Se a placenta não está bem o desenvolvimento fetal pode ser comprometido, o que também aumenta o risco de perdas gestacionais. Outra coplicação é o deslocamento da placenta, condição em que esta estrutura se separa do útero antes do parto. O descolamento da placenta pode causar sangramento grave e ameaçar a vida da mãe e do bebê. Não há cirurgia ou tratamento para recolocá-la no lugar. Socorro médico imediato aumenta a chance de um parto saudável, apesar do descolamento da placenta.

3) Gravidez ectópica - a nicotina pode causar contrações nas trompas de falópio. Essas contrações podem impedir a passagem do embrião. Um possível resultado disso é uma gravidez ectópica. Isso acontece quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero, seja na trompa de Falópio ou no abdômen. Nesta situação, o embrião deve ser removido para evitar complicações fatais para a mãe.

4) Nascimento prematuro - fumar durante a gravidez pode fazer com que o bebê nasça cedo demais. Bebês prematuros possuem maior risco de apresentarem deficiências visuais e auditivas, deficiência intelectual, problemas de aprendizagem e comportamentais, complicações que podem resultar em morte.

5) Baixo peso de nascimento - fumar também pode fazer com que os bebês nasçam com baixo peso, resultando em maior risco de atraso de desenvolvimento, paralisia cerebral, problemas de audição ou visão, morte do recém nascido.

6 ) Defeitos de nascença - fumar durante a gravidez aumenta o risco de seu bebê nascer com defeitos congênitos como problemas cardíacos, fenda fenda labial e fenda palatina.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/