Baixo consumo de cálcio no Brasil e em Portugal

O cálcio é um mineral essencial, fundamental à saúde dos ossos e dentes. Pessoas que consomem uma dieta adequada em cálcio também possuem menor prevalência de sobrepeso, obesidade e resistência à insulina. Pesquisa da International Osteoporosis Fondation (IOF) mostrou que os brasileiros consomem metade da quantidade necessária de cálcio ao dia.

Os dados do inquérito alimentar nacional e de atividade física publicado recentemente em Portugal mostrou que a ingestão de cálcio também está abaixo do recomendado em aproximadamente 60% das mulheres e 47% dos homens.

Para aumentar o consumo de cálcio você pode caprichar no consumo de leite, queijo, iogurte, sardinha, espinafre, tofu, castanha do Pará, caruru, brócolis, açaí, amêndoa, agrião, gergelim, chia, linhaça, couve e soja.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags