Coma para combater o câncer

angiogenese.jpeg

Uma das razões pela qual o câncer (cancro, em Portugal) é tão difícil de ser tratado é que quando é diagnosticado, em geral, encontra-se bastante avançado. A grande formação de novos vasos (angiogênese) faz com que as células cancerígenas continuem crescendo e espalhando-se. Assim, para manter as células sobre controle precisamos limitar a angiogênese. Podemos fazer isso por meio da dieta. Comemos várias vezes durante o dia e podemos escolher alimentos e bebidas que reduzam a formação de novos vasos.

  • Consuma brássicas! Brócolis, repolho, couve, couve-flor, agrião, rabanete e rúcula possuem substâncias, como os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos, que possuem a capacidade de combater células cancerígenas. Não esqueça de mastigar bem. Quanto mais as brássicas são mastigadas mais liberam de dentro das estruturas vegetais a enzima (mironise) capaz de ativar as moléculas das plantais em substâncias anti-cancerígenas.
  • Tome mais chás. Os chás possuem compostos bioativos capazes de reduzir a angiogênese. Deixe o chá em imersão por pelo menos 5 minutos para aumentar a extração das moléculas protetoras.
  • Faça seu molho de tomate em casa com azeite extra-virgem. Sabia que ao cozinhar seu tomate com azeite este torna-se muito mais eficiente na redução da angiogênese? Ao aumentar a temperatura mais licopeno, um composto antioxidante fica disponível.
  • Consuma soja fermentada orgânica. Missô, tempeh e natto possuem propriedades antiinflamatórias e reguladoras da microbiota intestinal, sem os possíveis efeitos adversos dos estrógenos desta leguminosa.
  • Inclua um alimento, tempero, chá ou condimento antiinflamatório para cada uma de suas refeições.  Pelo menos três vezes ao dia encha seu prato de substâncias anticancerígenas escolhendo alimentos, condimentos, temperos ou chás benéficos.  
Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!