Para prevenção e tratamento do câncer: açafrão

A curcumina, ingrediente ativo do açafrão (Curcuma longa), é um grande defensor da saúde, reduzindo a inflamação e prevenindo e tratando doenças, como o câncer e o diabetes. A curcumina é capaz de inibir a transformação de células saudáveis em células tumorais, assim como seu crescimento e invasão de outros tecidos (metástase). 

Enquanto drogas "modernas"atuam em um único alvo, a curcumina consegue atuar em vários alvos, sendo importante no tratamento de melanoma, sarcoma, cânceres de trato digestório, geniturinário, ovário, mama, pulmão, cérebro, linfoma, dentre outros. Dentre as atividades farmacológicas da curcumina destacam-se as propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes e anti-angiogênicas (inibidoras da proliferação de vasos que alimentam células cancerígenas).

 Fonte: Mullaicharam, A. R., & Maheswaran, A. (2012). Pharmacological effects of curcumin Mullaicharam A R, Maheswaran A - Int J Nutr Pharmacol Neurol Dis., 2(2): 92-99.

Fonte: Mullaicharam, A. R., & Maheswaran, A. (2012). Pharmacological effects of curcumin Mullaicharam A R, Maheswaran A - Int J Nutr Pharmacol Neurol Dis., 2(2): 92-99.

O efeito anticancerígeno da curcumina também é atribuído à ativação de vias apoptóticas que levam a morte de células com crescimento descontrolado. A angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos a partir de vasos pré-existentes, é um passo fundamental no crescimento e expansão de um tumor. Estudos demonstraram que a curcumina inibe a angiogênese em uma ampla variedade de células tumorais através da modulação de várias vias de sinalização celular que envolvem fatores de transcrição, proteínas quinases, fatores de crescimento e enzimas (Shakeri et al., 2018).

De quebra o açafrão ainda reduz a ansiedade contribuindo para o bem-estar de pessoas saudáveis e de pacientes com câncer. A dose recomendada de açafrão para adultos é de uma colher de chá ao dia, misturada com algum óleo (como o de coco ou o azeite) e pimenta para melhor absorção. A prescrição de curcumina na forma de suplementos também pode ser feita por médicos e nutricionistas.

Aprenda mais sobre os alimentos funcionais no curso online: https://bit.ly/2vWndMV

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!