Dieta saudável e atividade física para a prevenção do câncer

a cada mordida.jpg

Pessoas que consomem mais frutas, verduras, condimentos, chás e praticam atividade física tem um risco entre 10 e 61% menor de desenvolvimento de câncer. O risco varia dependendo do tipo de câncer, do sexo e idade de cada pessoa (Kohler et al., 2017).

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças devem ser estimuladas e apoiadas para que tenham uma dieta equilibrada e façam atividade física. O estilo de vida saudável é fundamental para, na fase adulta, terem uma melhor composição corporal (com mais músculos e menos gordura) e para que diversos tipos de tumores sejam prevenidos, incluindo cancro colorretal (intestino e reto), câncer de rim, esôfago, mama, colo do útero, endométrio, pâncreas, fígado, estômago, vesícula, ovário, mieloma múltiplo, tireóide e meningioma. 

Dados publicados pela American Cancer Society mostram que um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano se relacionam à dieta desequilibrada e falta de atividade física. No Brasil, segundo o INCA, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags