Fibras reduzem o risco de câncer de mama

fibra.jpg

Estudos mostram que a ingestão regular de fibras provenientes de frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas e grãos integrais está associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.

Além de conter fibras, alimentos de origem vegetal contêm uma abundância de outros compostos que combatem o cancro, como vitaminas antioxidantes e fitoquímicos. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer diagnosticado em mulheres em todo o mundo.

O estilo de vida e a dieta podem aumentar ou reduzir o risco de câncer de mama

Dietas ricas em gordura e o alto consumo de álcool aumentam o risco de cancro em mulheres, enquanto dietas ricas em frutas, vegetais e fibras (no mínimo 25g ao dia), têm sido correlacionadas com um risco reduzido.

A fibra alimentar pode se ligar a toxinas, carcinógenos e estrogênios no trato digestivo e impedindo a absorção intestinal. Outras substâncias encontradas nestes alimentos como polifenóis e flavonóides, reduzem o crescimento de tumores e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos tumorais (angiogênese).

Alimentos de origem vegetal também são fontes de carotenóides, vitamina E, ácidos graxos e fitoestrógenos, entre outros. Acredita-se que os fitoestrogênios - substâncias derivadas de plantas que são quimicamente similares ao estrogênio - podem proteger contra cânceres dependentes de hormônios, como o câncer de mama.

Fibras de frutas contém pectina, que também inibem o crescimento do tumor, a angiogênese e a disseminação (metástase) de células cancerígenas. A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo mínimo de 400g de frutas e verduras ao dia. Capriche!

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,