Fibras reduzem o risco de câncer de mama

fibra.jpg

Estudos mostram que a ingestão regular de fibras provenientes de frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas e grãos integrais está associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.

Além de conter fibras, alimentos de origem vegetal contêm uma abundância de outros compostos que combatem o cancro, como vitaminas antioxidantes e fitoquímicos. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer diagnosticado em mulheres em todo o mundo.

Avalie também seus níveis de vitamina D

Vitamina D abaixo de 40ng/ml para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo. Para agendamento de consulta acesse: www.andreiatorres.com/consultoria

O estilo de vida e a dieta podem aumentar ou reduzir o risco de câncer de mama

Dietas ricas em gordura e o alto consumo de álcool aumentam o risco de cancro em mulheres, enquanto dietas ricas em frutas, vegetais e fibras (no mínimo 25g ao dia), têm sido correlacionadas com um risco reduzido.

A fibra alimentar pode se ligar a toxinas, carcinógenos e estrogênios no trato digestivo e impedindo a absorção intestinal. Outras substâncias encontradas nestes alimentos como polifenóis e flavonóides, reduzem o crescimento de tumores e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos tumorais (angiogênese).

Alimentos de origem vegetal também são fontes de carotenóides, vitamina E, ácidos graxos e fitoestrógenos, entre outros. Acredita-se que os fitoestrogênios - substâncias derivadas de plantas que são quimicamente similares ao estrogênio - podem proteger contra cânceres dependentes de hormônios, como o câncer de mama.

Fibras de frutas contém pectina, que também inibem o crescimento do tumor, a angiogênese e a disseminação (metástase) de células cancerígenas. A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo mínimo de 400g de frutas e verduras ao dia. Capriche!

Suplementos contendo fibras

- Muke: inulina e frutooligossacarídeos (fos) e galactooligossacarídeos (gos) e goma guar (cyamoposis tetragonolobus) - https://amzn.to/3yhbTXR

- FiberFor - Fibra de Trigo, Frutooligossacaríos (FOS) e Inulina - https://amzn.to/3yeTgUl

- FiberMais - Goma Guar Parcialmente Hidrolisada e Inulina - https://amzn.to/3buAONK

- Fiber Balance - gomar guar parcialmente hidrolisada SUNFIBER e inulina - https://amzn.to/3w6L0nq

- Mix de fibras catarinense - inulina e polidextrose - https://amzn.to/3hvZbOS

- FOS maxinutri - frutooligossacarídeos (fos) - https://amzn.to/3hqMd4Y

- Nesh fibras - inulina e goma guar - https://amzn.to/3fkM8gD

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,