Metabolismo do triptofano na gestação

Na gestação há um grande consumo de oxigênio pela mulher, criando um ambiente pró-oxidativo (mais rico em radicais livres. Se há um baixo consumo de antioxidantes, vindos particularmente de frutas e verduras, os riscos para o bebê e para a mãe aumentam.

O triptofano é um aminoácido essencial importante para o metabolismo de proteínas, para a produção de serotonina (neurotransmissor relaxante, que reduz a agressividade) e de melatonina (que regula o ciclo do sono). Contudo, 95% do triptofano entra na verdade na via das quinureninas.

ijms-18-01595-g001.png

Na presença de processo inflamatório a enzima indolamina dioxigenase (IDO) fica muito ativa, desviando o triptofano justamente para o caminho das quinureninas. Neste caminho muitas substâncias são produzidas (como mostrado na figura acima), inclusive neurotoxinas como o ácido quinolínico. Com isso, a neurotransmissão por glutamato aumenta. Em excesso, o glutamato gera neurodegeneração.

Por isso, a suplementação de triptofano não deve ser feita em pessoas já inflamadas. Suplementos devem ser utilizados sempre com recomendação e acompanhamento nutricional. Se houver necessidade de uso de triptofano na forma de 5-HTP ou a partir da planta griffonia simplicifolia, a vitamina B3 (niacina) também deve ser suplementada. Isto porque a B3 será essencial para a conversão do ácido quinolínioc em NAD+ e depois em NADH, reduzindo o estresse oxidativo.

Na gestação, o cuidado deve ser redobrado já que o estresse oxidativo aumenta o risco de degeneração da placenta, restrição no crescimento fetal, pré-eclâmpsia, aborto e maior risco de morte ao nascimento (Xu et al., 2017).

ijms-18-01595-ag.png

Quer engravidar ou está grávida? Agende uma consulta!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!