Amamentação é um direito da mulher e de seu bebê

Uma mãe de 34 anos estava em um restaurante com a família. Seu bebê ficou com fome e ao iniciar o aleitamento um homem protestou dizendo que ela tinha que se cobrir. E foi exatamente o que fez. Ela explicou que é sempre discreta e que estava nos fundos do restaurante. Mas ficou irritada. Estava na praia e não havia ninguém pedindo para as pessoas usarem biquínis ou sungas maiores. A foto mostra sua reação muito bem humorada. Achei muito apropriada, e você?

1533654375496_1533669585953_5897449_ver1.0_640_360.jpg

Infelizmente este não é um caso isolado. O constrangimento pelos quais passam as mulheres é tão grande que um projeto de lei está tramitando no senado para que a amamentação em público vire um direito constitucional. Precisava? Não, mas em um mundo em que falta bom senso, talvez sim.

O pior é quando as mulheres amamentam em Tandem, ou seja duas crianças de idades diferentes. Aí o horror da sociedade triplica! A recomendação atual da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é de manter o Aleitamento Materno exclusivo até os 6 meses de vida e continuado até pelo menos os 2 anos ou mais. Essa recomendação se deve aos inúmeros benefícios que o leite materno promove para o bebê/criança.

Refletindo sobre essa recomendação, uma mãe que está amamentando seu filho e que deseja engravidar ou acidentalmente se descobre grávida, como fica o aleitamento materno? Bom, se é o desejo da mãe, na maioria dos casos é possível amamentar durante toda a nova gestação e depois amamentar as duas crianças simultaneamente. Além do valor nutricional inegável do leite materno, a amamentação aumenta o vínculo entre mãe-filho e também entre os irmãos. Quem dita o melhor caminho é a própria mulher e não um estranho do restaurante.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!