O yoga passou de uma modinha happie para o conselho de qualquer médico. Evidências científicas mostram que o yoga contribui para a melhoria da força, ganho de flexibilidade, prevenção de problemas osteomusculares, melhoria da imunidade e da saúde mental.
À primeira vista, a prática parece apenas um conjunto de posturas entediantes, mas estudos mostram que aqueles que perseveram por algumas semanas, obtém maior controle sobre o corpo e sobre as emoções. O Yoga, quando comparado a outras formas de atividade física seguras e de impacto relativamente baixo (como caminhadas), parece reduzir mais a ansiedade e sintomas da depressão (Streeter et al., 2010).
A prática aumenta a produção de canabinóides endógenos., que mudam a química do cérebro. Estudos controlados que utilizaram Espectroscopia por Ressonância Magnética mostraram que a prática regular de yoga aumenta o GABA no cérebro. Esta substância inibitória reduz a ansiedade e os sintomas da depressão (Streeter et al., 2018).
A prática inclui posturas físicas, exercícios respiratórios, meditação, dentre outras técnicas que geram equilíbrio. Meu desafio para você no ano de 2020 é começar e manter sua prática. Criei um roteiro de 365 dias para você.