Autocuidado e liderança

A primeira vez que fui coordenadora de um curso de graduação em nutrição tinha menos de 30 anos e o diretor da faculdade ao perguntar se queria o emprego disse-me: “contrato pessoas para resolver problemas e não para criar novos. Aceita o desafio?”. A proposta significaria que teria um rendimento financeiro muito superior e como queria quitar meu apartamento aceitei na hora. E naquele momento surgiu a Andreia workaholic.

Líderes vencem inúmeros desafios diariamente, apagam incêndios, incentivam, inspiram. Mas o que também descobri após anos nesta posição foi que líderes que não cuidam-se esgotam-se. Sem práticas de autocuidado a produtividade cai, a irritabilidade aumenta, a criatividade desaparece, a capacidade de concentração e a motivação para o trabalho são significativamente reduzidas.

A mulher líder

Em nossa sociedade é frequente elogiarmos o último a sair do escritório, o primeiro a chegar, o que trabalha nos finais de semana e feriados. Na juventude temos muita energia, parece que podemos tudo. Mas com o passar do tempo, o desequilíbrio entre trabalho, descanso, lazer, família e tantas áreas importantes cobra um preço alto.

Mulheres precisam sim assumir cargos de liderança. O mundo precisa de nossa visão para ser mais justo. Podemos capacitar outras mulheres, podemos distribuir poder, podemos ajudar a outros grupos discriminados a se erguerem. Podemos desafiar normas e políticas cotidianas do local de trabalho, podemos tratar os outros como iguais, respeitar, ouvir, incluir, trabalhar junto. Podemos avançar e aprender com os erros, buscar novas ideias e capacitar nossos funcionários para fazerem o mesmo. Podemos educar contra o abuso de poder, podemos liderar sem assediar, explorar,. abusar.

Mas… para nos mantermos em posição de liderança precisamos aprender técnicas de autopreservação. Pessoas que se mantém ativas e com altíssimo desempenho por toda a vida vão fazendo ajustes ao longo do tempo. Incluem atividade física e alimentação saudável na rotina. Assim, sentem menos dores. O humor melhora pois produzem mais endorfinas. Aqueles que aprendem a meditar rendem mais, focam melhor, sofrem menos bloqueios mentais, são mais criativos, cometem menos erros.

Outra prática de autocuidado muito importante é dormir bem. Um cérebro cansado, é um cérebro mais confuso. O sono nos ajuda a lidar melhor com o estresse, causa de tantas doenças físicas e emocionais. Muitos empreendedores me procuram para melhorar a rotina alimentar, a saúde física. Dizem: “adoraria ter uma prática de atividade física mais regular, mas viajo muito a trabalho”. Mas mesmos nesses casos é possível adotar uma rotina saudável, tanto na alimentação, quanto em relação aos cuidadoso com o corpo. Podem fazer exercícios no quarto de hotel, podem praticar yoga, podem usar a academia local, sair para correr no parque.

Aliás, amo as práticas de yoga pois juntam técnicas corporais, respiratórias, meditativas, de relaxamento e tantas outras que, combinadas, contribuem para a saúde física, mental e espiritual. A prática de yoga afia o foco, melhora a capacidade de concentração. E pode ser praticada por todos. Jovens, velhos, de qualquer cor, classe social, sem nenhuma roupa especial, descalços, em casa, no trabalho, no parque, na praça…

A antiga sabedoria do yoga há muito exalta a necessidade de tempo de recuperação, e hoje a pesquisa sustenta isso. Um líder dedicado ao trabalho pode ser ainda cuidadoso com a própria vida. Assim como a prática de yoga, a liderança é uma jornada contínua. Um trabalho constante em andamento. Existem cursos de formação online e também profissionais capacitados ensinando a distância. Escolha a melhor forma de iniciar ou avançar na sua prática e ampliar sua capacidade de liderança.

Cuidando-nos renovamos nossas fontes interiores de inspiração e compaixão para que possamos continuar a dar o nosso melhor. Cuidando-nos conseguimos encorajar e apoiar os que estão ao nosso redor a fazerem o mesmo. Podemos ser líderes, mães, mulheres, amigas e ainda trabalhar ativamente para um ambiente de trabalho mais saudável, flexível e favorável para todos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,