O sistema educacional no mundo inteiro mudou. Precisou-se adaptar à pandemia mundial de COVID-19. Professores precisaram se adaptar em um piscar de olhos, criar grupos de WhatsApp, preparar materiais para ensino a distância, aprender a navegar em plataformas de ensino, ministrar aulas por videoconferência. Sim, estão em casa, mas não necessariamente trabalham menos ou estressam-se menos. E agora mais uma novidade: muitas escolas preparam-se para retomar às aulas no próximo mês. Com isso, os professores sentem-se mais ansiosos, mais preocupados ou temerosos pela própria saúde, de sua família, de seus alunos e colegas de trabalho. Nessas horas, práticas de autocuidado tornam-se mais importantes do que nunca. Dentre elas destaca-se o yoga, que beneficia o professor e também seus alunos, contribuindo, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para este momento tão particular de nossas vidas.
Estudos mostram que a prática de yoga melhora, no nível físico, a postura, o sono, os níveis de energia, a flexibilidade, a força e resistência, o equilíbrio, a imunidade, a capacidade respiratória. Também melhora, a nível mental, a autoconfiança, a calma, a criatividade, a sensação de bem-estar, o foco, a concentração, além de reduzir sintomas depressivos e a ansiedade.
Ajuda inclusive os professores que sofrem de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de reduzir seus sintomas como hiperatividade e impulsividade. Muitos professores e alunos que sofrem de TDAH são capazes de reduzir seus medicamentos com a prática regular de yoga e meditação.
Os professores que aprendem mais para a prática da meditação podem transmitir o que sabem aos seus alunos. Ensinar é uma tarefa desafiadora e agora os professores poderão estar convivendo com alunos mais estressados, ansiosos, agitados. A meditação pode ajudar a todos, para que possamos controlar melhor nossas respostas a situações estressantes, aumentando nossos níveis de energia e, principalmente fazendo com que fiquemos mais satisfeitos com nossa vida e nosso trabalho (Karpe, 2020).
Existem cursos de formação online e também profissionais capacitados ensinando a distância. Escolha a melhor forma de iniciar ou avançar na sua prática.