Alimentação saudável previne mortes em gestantes e bebês

Em uma série de artigos publicados na revista The Lancet, os pesquisadores afirmaram que a suplementação de vitamina A, a fortificação com zinco e o incentivo ao aleitamento materno podem salvar 3,5 milhões de crianças que morrem por ano de subnutrição no mundo.

A subnutrição é a terceira causa de morte entre crianças e nos países em desenvolvimento a situação é mais graves, principalmente em Burma, Uganda, India, China e África do Sul. No estudo, os cientistas revisaram uma série de intervenções que podem ser causadas pela subnutrição materna e infantil em 36 países e julgaram os métodos que funcionaram melhor.

De acordo com este apanhado um dos problemas mais comuns é o déficit de crescimento. Este déficit é difícil de reverter após os 3 anos de idade por isto a prevenção é muito importante, e já na gestação, quando o consumo de cálcio, ferro e ácido fólico deve ser monitorado. Com isto estima-se que 100.000 mortes maternas podem ser prevenidas.

A suplementação com ácido fólico aumenta os níveis de hemoglobina, o que diminui o risco de hemorragias na gestação. Em caso de uma alimentação deficiente a suplementação com um complexo de micronutrientes podem reduzir o risco de baixo peso ao nascer.

Fonte: Zulfiqar Bhutta, Tahmeed Ahmed, Robert Black, et al. The Lancet. Maternal and child undernutrition: an urgent opportunity. January 17, 2008-01-18.

Agende sua consultoria aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags