A partir de 1989 grupos de pesquisadores começaram a divulgar pesquisas mostrando que o que acontece dentro da barriga da mãe influencia anos ou décadas depois as taxas de obesidade e doenças cardiovasculares dos filhos (Barker et al., 1989). Hoje, sabemos que a nutrição da mulher tem uma grande influência no risco de doenças crônicas em seus filhos adultos. Assim, preparar-se para engravidar é muito importante. E, durante a gestação, o acompanhamento nutricional é uma das mais importantes ferramentas para garantia de bebês, crianças, adultos e idosos saudáveis no futuro.
Gestantes com baixo consumo de nutrientes fundamentais para o adequado desenvolvimento do feto podem conceber crianças com alterações na expressão genética. Com isso, o risco de baixo peso ao nascer, função cardíaca, imune ou metabólica prejudicadas aumenta. Por outro lado, gestantes com consumo excessivo de energia podem gerar crianças mais propensas a diabetes, hipertenção, obesidade, problemas relacionados ao desenvolvimento neurológico, dentre outras questões de saúde.
Na síndrome de Down a boa alimentação materna é ainda mais importante, considerando-se as vulnerabilidades genéticas geradas pela trissomia do cromossomo 21. Carências de vitaminas do complexo B (especialmente B6, B9, B12 e colina) geram alterações no processo de metilação do DNA, o que aumenta o risco futuro de Alzheimer, resistência insulínica, diabetes, obesidade. A metilação do DNA está envolvida em muitos processos relacionados ao funcionamento do sistema nervoso central, incluindo mielinização, produção de neurotransmissores, formação de conexões entre neurônios e performance neurocognitiva geral.
Entre em contato para juntas elaborarmos um plano alimentar especial para você e seu bebê. Ofereço acompanhamento nutricional online para todas as gestantes e também para mulheres grávidas de bebês com síndrome de Down