Embora os déficits de fala e linguagem sejam comuns em crianças e fortemente associados a maus resultados educacionais e sociais, pouca atenção tem sido dada aos antecedentes que afetam o processo de neurodesenvolvimento. Mas pesquisas recentes vêm mostrando que estressores principalmente associados à desvantagem socioeconômica, além escolhas inadequadas de estilo de vida, afetem a vida futura da criança (Steer, Bolton, & Golding, 2015).
Sabemos hoje que muitos fatores afetam a metilação do DNA e a expressão genética, incluindo tabagismo, etilismo, uso de determinados medicamentos, dieta, a microbiota intestinal, medo, dentre outros aspectos da saúde materna e paterna (Wright et al., 2016; Furman et al., 2020).
O que é exposoma?
O conceito de expossoma implica uma mudança de perspectiva na pesquisa de como os riscos ambientais afetam a saúde humana. Em vez de olhar para as consequências que cada exposição pode ter em nosso organismo e de nossos filhos, o expossoma propõe o estudo de todas as exposições a que um indivíduo é submetido desde a concepção até a morte. O expossoma leva em consideração todos os elementos aos quais estamos expostos por meio de nossa dieta, estilo de vida e ambiente em que vivemos e trabalhamos, bem como fatores biológicos internos, como metabolismo, microbiota intestinal, inflamação e estresse oxidativo.
Por isso, casais que desejam engravidar precisam começar a se cuidar idealmente um ano antes do momento da concepção. Programe sua vida e a de seu bebê.